Com a taxa básica de juros em 2%, estamos no menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999. No cenário macro, uma taxa de juros baixa abre um mar de possibilidades para grandes empresas retomarem as atividades econômicas com força total. Já para o governo, os efeitos positivos é que o país paga menos juros sobre sua dívida, portando o custo da dívida pública diminui.
E para vc, pequeno/médio empreendedor, o que muda? Com a Selic baixa, fica muito mais fácil vc tomar dinheiro emprestado para investir em seu negócio ou começar um novo. As taxas cobradas pelos bancos para financiamento e empréstimos tendem a cair. Ou seja, essa é a hora de tirar aquele seu projeto da gaveta e começar a planejar como será 2021.
Além disso, um cenário de juros baixos é um ótimo momento para vc renegociar dívidas antigas. Para isso, vc deve ir até o seu banco e procurar saber sobre as melhores opções para o seu caso. Por outro lado, é mais difícil fazer seu dinheiro render. Os investimentos tradicionais do brasileiro como poupança, CDB e títulos do Tesouro Direto podem render menos que a inflação ao longo do tempo. Com isso, muita gente está assumindo riscos maiores e migrando para a bolsa de valores em busca de retornos maiores.