Você que é um micro, pequeno, médio empreendedor, vai passar por crises. Mas não só crises externas por conta de pandemia, crises econômicas, etc. São as crises de crescimento ou dores de crescimento, como costumamos falar. Existe um estudo feito pelo professor Larry Greiner sobre essas fases.
Analisando as empresas que tenho prestado consultoria, eu verifiquei parte dessa teoria na vida real. Deixa eu dividir com você o que entendo sobre esse ciclo:
EUpresa – é a fase da criatividade. Você faz tudo sozinho e, se consegue tirar sua ideia do papel e cresce, vai chegar o dia em que você não conseguirá mais faze-lo sozinho. E a hora que você começa a trazer colaboradores, sócios, funcionários etc.
EUquipe – apesar de você ter uma pequena equipe para trabalhar com você e sua empresa ter crescido, ainda depende de você. Apesar de você não fazer todas as tarefas, a empresa depende de você e da sua direção. Chega o momento que você não quer mais isso. É a crise de autonomia. A empresa precisa existir sem você.
Maturidade – sua empresa chega no momento onde não depende mais de você e segue crescendo. Mas você quer controlar tudo. Quer controlar tudo para manter “debaixo”da sua asa. E fase de ajustar processos, sistemas, etc. Hora de ajustar a empresa para o próximo ciclo de crescimento. O problema é o nível de controle que você vai querer. É a crise do controle.
Reinvenção – se você quer que sua empresa siga crescendo, você deveria criar um sistema onde a ideal original da sua empresa seja quebrada por uma nova ideia. Essa é única forma de você seguir crescendo. Caso contrário sua empresa morrerá e você como bom empreendedor que é irá criar uma nova ideia sozinho e voltará a a ser uma EUpresa. Para que isso não aconteça, sua empresa deveria criar um processo onde ela mesmo faça isso. Quer seguir crescendo, siga se reinventando.
Em que crise de crescimento sua empresa está nesse momento?